Transporte Fretado: como combinar com os Russos?

Implementar o transporte fretado pode parecer muito fácil e rápido – mas você já combinou isso com os Russos?

Trecho de entrevista com o Dr. Mario Trigo (Antigo dentista da Seleção Brasileira) sobre Garrincha: “O senhor já falou com os russos?”

Em nossas últimas publicações, falamos muito sobre os “7 Passos” para realizar a gestão de mobilidade, quase como uma “fórmula mágica” para resolver todos os problemas do planejamento e execução de operações de transporte fretado nas indústrias. Só faltou combinar com os russos.

A verdade é que não existe uma fórmula mágica: O transporte fretado é feito por pessoas e para pessoas e por isso, é muito complicado. Além das atividades, o Gestor de Mobilidade deve alinhar todos os processos com o resto da equipe – tarefa que é muito difícil quando consideramos grandes indústrias, empresas e emissoras de televisão que possuem particularidades como:

  • Diversos Departamentos ou Produções
  • Os passageiros são os colaboradores
  • Os operadores são empresas que prestam o serviço de transportes – e existem várias delas
  • Cada operador possui uma equipe de motoristas diferente

No gráfico abaixo, é possível ter uma noção da complexidade de se organizar o transporte 

O Gestor de Mobilidade precisa se comunicar com todos os outros interessados no processo em momentos específicos e essas pessoas também se comunicam entre si, e cada um – de sua própria perspectiva – tem razão. No transporte, todos tem uma opinião e geralmente os elos considerados mais fracos (no caso, os motoristas) são os maiores afetados.

Estes passos geralmente são feitos com papéis e planilhas, ou no boca-a-boca e com muita garra. Mas existe um limite na capacidade de organizar as demandas dessa forma quando elas estão em constante mudança – e por isso empresas estão cada vez mais investindo em tecnologia para o apoio da Mobilidade.

A tecnologia é apenas uma parte da solução porque a sua implementação requer a mudança de comportamento das pessoas. E é aí que o Gestor de Mobilidade brilha: Ele coordena a transformação digital da empresa – realizando o planejamento e garantindo o controle e melhoria desse processo.

Se você sente que se encaixa no papel do Gestor de Mobilidade, nos conte quais ferramentas você utiliza para estar no controle da mobilidade e combinar tudo com os russos na sua empresa?

Este post foi escrito por Warner Vonk com colaboração de Bryan Gonçalves.
warner

Autor: warner

CEO of Buus | Promovendo a transformação digital do transporte de colaboradores no Brasil e no mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *