Roteirização Dinâmica vs. Estática: Entenda as diferenças e quando elas se aplicam

Entenda as diferenças entre os tipos de roteirização e conheça nossa proposta de roteirização Fit.

Frequentemente, recebemos perguntas dos clientes sobre a possibilidade de implementar a roteirização dinâmica para eles. Como especialistas nesta área, nós temos o maior prazer em responder!

Antes de começarmos, um aviso: a resposta à pergunta não é apenas uma questão de custo!

Na verdade, também tem a ver com a qualidade do serviço experimentada pelos seres humanos e a forma como a sua empresa opera em termos de turnos e regularidade do horário de trabalho.

Então – para a surpresa de alguns – nós recomendamos a roteirização dinâmica com menor frequência do que o esperado. Neste artigo, explicamos quando a roteirização dinâmica é a melhor solução para o seu tipo de negócio e quando uma roteirização estática é a solução preferível.

A seguir, você vai encontrar os seguintes tópicos:

O que é exatamente roteirização Estática e Dinâmica?

Vamos considerar um grupo com 5 passageiros.

Supomos que o passageiro nº 3 informou que não precisará viajar. A terceira parada, portanto, não é necessária e uma rota mais curta pode ser tomada.

Quando utilizar?

Alguns gestores logo dirão que a roteirização dinâmica é claramente a melhor opção e, portanto, deve sempre ser usada. Muita calma nessa hora!

Na verdade, a roteirização dinâmica nem sempre é a melhor opção, mesmo que em alguns casos seja necessário utilizá-la. O custo não é a única vantagem a ser considerada: a qualidade do serviço para os passageiros também é importante.

Qualidade do serviço aos passageiros?

A qualidade do serviço é a percepção que os clientes têm do quão bom é o seu negócio. No transporte, a qualidade do serviço é influenciada por uma série de fatores, como segurança e conforto, por exemplo. Aqui, ponderamos confiabilidade e o responsividade do serviço.

Quando as pessoas usam o transporte regularmente – em um turno de trabalho, por exemplo – elas esperam que o ônibus chegue e parta em horários fixos. As pessoas possuem hábitos… e odeiam mudanças!

No entanto, quando a natureza do seu trabalho é volátil e fora dos padrões regulares, a responsividade do transporte se torna muito mais importante: eles esperam que o serviço os atenda da melhor maneira possível.

  • Para o embarque, isso significa sair de casa o mais tarde possível
  • Para o desembarque, sair do trabalho o mais cedo possível

A consistência, nesse caso, não é um problema!

Turnos de trabalho influenciam a decisão

O foco na redução de custos é compreensível – e nós iremos fornecer informações importantes sobre o que é possível e como – mas a qualidade do serviço tem suas demandas. A maneira como o trabalho é organizado em uma empresa é o fator determinante.

Vamos discutir os dois extremos (trabalho por turno x horários flexíveis) e mostrar o que é possível em cada caso e o que esperar.

Roteirização Estática para horários fixos

Para organizações com horários fixos, a roteirização estática é a mais adequada.

Pessoas que trabalham por turno precisam ser transportadas em horários fixos, quase sem exceção. Estes trabalhadores de turnos são pessoas que entram no horário administrativo, em setores industriais como materiais (incluindo produtos químicos), energia (incluindo petróleo e gás) e consumo cíclico (incluindo automotivo). Normalmente requerendo muitos trabalhadores, a localização de sua sede geralmente é longe do centro da cidade.

Não é melhor apenas usar a roteirização dinâmica?

Se você adaptar diariamente a rota de forma dinâmica, o aumento da complexidade trará confusão. Os passageiros terão que entrar em um ônibus diferente a cada dia. Isso requer uma orientação e, portanto, trabalho extra. Os horários de embarque mudam diariamente – na prática também não vai dar certo. E os motoristas também terão de fazer uma rota diferente todos os dias.

Roteirizar dinamicamente em tempo real enquanto busca passageiros é outro engano. Os horários de chegada mais cedo nos pontos de ônibus não ajudam os trabalhadores de turno com horários de início fixos. Além disso, a redução de quilometragem adquirida na prática é limitada: a distância até o local que não fica no centro da cidade é o principal fator e não diminui.

Então, é possível reduzir custos? Sim!

A redução de custos é alcançada utilizando serviços profissionais de roteirização automática. Experiências mostram que especialistas, com software sofisticado, criam soluções trazendo claramente melhores benefícios de custos – pela redução do tamanho da frota e pela redução da quilometragem.

Isso é válido especificamente para problemas de roteirização maiores. As empresas costumam se limitar a rotas antigas e desatualizadas, criadas há muito tempo devido à complexidade de fazer o trabalho manualmente.

Existem outras formas de se reduzir custos? Sim!

Nestes tempos de pandemia da COVID-19, com muitos funcionários trabalhando em casa, uma redução adicional e drástica nos custos de transporte pode ser alcançada. A técnica é chamada de “Roteirização Fit”. A Roteirização Fit ajuda a reduzir os custos de transportes em até 65%, economizando centenas de milhares por mês para as empresas.

A técnica analisa a utilização real dos veículos e usa o resultado para criar um pequeno conjunto de rotas com uma frota reduzida. Essas rotas estáticas atendem à demanda de transporte necessária. Para entender mais sobre isso, leia o artigo Estudo de caso: como economizar R$470K por mes com COVID19 routing.

Roteirização Dinâmica para horários flexíveis

A roteirização Dinâmica se torna um requisito quando os turnos não são fixos.

 Identificamos pelo menos 3 situações em que a roteirização dinâmica é necessária.

  1. Tipo de setor industrial: Tome o setor de mídia como exemplo. Muitas produções estão acontecendo durante o dia, planejadas para aproveitar ao máximo os recursos limitados. Aqui, pequenos grupos de pessoas trabalharão em horários voláteis. Como resultado, a roteirização é feita dinamicamente. O trabalho da Buus na Rede Globo é um bom exemplo do tipo de economia que pode ser alcançado!
  2. Tipo de funcionário: Para funcionários de gerência média ou executiva, faz sentido oferecer a roteirização dinâmica por ela oferecer um nível mais alto de qualidade do serviço. O mesmo se aplica ao transporte de equipes de reparos.
  3. Tipo de evento: Celebrações, reuniões de escritório ou excursões. Só no último momento se sabe quem vai participar e precisa de transporte.

Diferenças entre roteirização dinâmica x estática

Quando a roteirização Dinâmica é usada em grupos com horários de trabalho flexíveis, a tendência é a formação de grupos menores se comparados a turnos fixos. Com grupos menores se usam carros menores e, consequentemente, viagens mais rápidas!

Usar a roteirização de forma inteligente reduz custos

E quanto ao potencial de redução de custos na roteirização dinâmica?
Existem duas fontes de redução de custos que a roteirização automática oferece.

A primeira redução vem pelo uso de um software de roteirização. Os algoritmos superam o trabalho manual, incluindo o trabalho feito por despachantes. Em nossa experiência, menos viagens são feitas e menos carros usados quando as rotas são calculadas. Despachantes perdem parte da visão geral quando 8 ou mais pessoas precisam ser embarcadas. E às vezes o despachante leva dois chapéus: quando ele é empregado pelo fornecedor do transporte o seu interesse é não diminuir o número de viagens.

A segunda redução de custos é alcançada através da otimização da frota utilizada. Ao trazer as pessoas para casa quando elas saem do trabalho, você precisa ter carros disponíveis. E o tamanho da frota de plantão é um fator importante de custo.

O tamanho pode ser bastante reduzido por algoritmos dedicados que levam em consideração as regras de negócio da empresa – analisando quando as pessoas saem ou chegam normalmente, por exemplo. O número de viagens pode ser ainda mais reduzido desembarcando e embarcando passageiros na mesma viagem.

A aplicação bem-sucedida dessas ideias pode levar a uma enorme redução de custos, como demonstrado no caso da Rede Globo.

Então, qual forma de roteirização é melhor pra minha empresa?

No fim, a forma como a empresa organiza os horários de trabalho é o fator determinante para decidir qual tipo de roteirização é a ideal. No caso de empresas maiores, não é incomum ter os dois tipos de método de roteirização sendo aplicados.Em qualquer caso, é a qualidade do software de roteirização e a experiência da equipe que provê esta ferramenta que lhe dará a maior oportunidade de redução de custos!

2 comentários em “Roteirização Dinâmica vs. Estática: Entenda as diferenças e quando elas se aplicam”

    1. Olá Kelly, obrigado pela sua boa pergunta.

      As roteirizações também servem para outros tipos de transporte! Mas é importante notar que, para determinar um tipo de roteirização, é preciso avaliar o caso com base em fatores específicos como custo, características do negócio e expectativa de serviço.

      Para o transporte de bens, por exemplo: compare serviços de entrega de estoque para supermercados (bastante regular e previsível) com entrega de comida (completamente dinâmica) ou coleta e entrega de amostras para exames (mistura dos dois exemplos anteriores, com níveis diferentes de urgência).

      Com essas características em mente é possível determinar o tipo de roteirização ideal para o serviço.

      Se você estiver com duvidas sobre um caso concreto, não hesite em perguntar!
      Você também pode entrar em contato comigo pelo e-mail: tilman@buus.com.br

      Atenciosamente,
      Tilman Kolks

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *