Este post explica como é feita a Roteirização no transporte fretado para indústrias. Para ver todas as outras atividades, clique aqui
Sabemos onde moram os nossos 5 mil colaboradores e o horário em que precisam estar na fábrica graças ao primeiro passo. Então, precisamos definir o melhor caminho para que todos sejam atendidos pelo transporte e cheguem ao destino no horário desejado – o que é chamado de roteirização.
O objetivo da roteirização é definir rotas otimizadas que transportam os colaboradores até o local de trabalho.
Agora que você já reuniu os endereços no primeiro passo, o mais lógico a se fazer é jogá-los no Waze e fazer a rota de um a um, começando pela pessoa mais distante do destino, correto?


Mas não é só isso: todos precisam chegar no destino às 07:00, e você ainda tem que verificar se não tem trânsito nesse horário do dia. Além disso, existem outros critérios específicos como:
- A Frota de veículos disponível
- Quantidade máxima de assentos disponíveis
- A distância que um colaborador pode caminhar até pegar seu transporte.
Por um lado, fazer os futuros passageiros caminhar um pouco mais parece ótimo – economiza tempo de viagem, gastos com gasolina e quilometragem e forçando um pouco a barra é até bom para a saúde dele. Mas por outro lado, um passageiro que hoje já caminha 800 metros pode se incomodar de ter que andar mais de um quilômetro para embarcar, e então ele vai ligar para os responsáveis pelo transporte para reclamar.

Este post foi escrito por Warner Vonk com colaboração de Bryan Gonçalves.