Este post explica sobre Otimização da operação de transporte fretado para indústrias. Para ver todas as outras atividades, clique aqui
Com todas as informações que foram reunidas desde o começo do processo, é possível testar novos cenários para o transporte dos 5 mil colaboradores: A ocupação dos embarques está boa? É possível usar um vale transporte para reduzir custos e aumentar a eficiência geral da rota?
Os clientes e o seu chefe sempre querem um serviço cada vez melhor, certo?
O objetivo da otimização é usar as informações coletadas durante todo o processo da operação para experimentar diversos cenários, e com isso, tomar decisões baseadas em evidências.
Utilizando um sistema que entrega essas informações é possível começar a definir cenários com outros objetivos, realizar testes e começar a desenvolver casos como:
- Quanto eu posso economizar na operação fazendo os passageiros andarem um pouco mais para pegar o veículo em outros pontos?
- Posso fazer rotas que sejam eficientes ao mesmo tempo em que aumentam o nível de serviço para os passageiros?
- Em termos de qualidade, o que acontece quando eu mudo um cenário de embarques porta a porta para um de acesso com caminhada de até 800 metros até a parada?
- Onde mais a operação pode/deve melhorar?
Como mostrado no diagrama acima, quanto mais informações você tiver à disposição, mais complexo é para se ter as respostas – e mais valor agregado você pode gerar.
Atualmente a maioria dos gestores de mobilidade já possui algum tipo de relatório sobre o que aconteceu e, quando utilizam um sistema de rastreamento, também sabem o que está acontecendo. Mas para agregar valor verdadeiro ao transporte, você precisa analisar as informações e entender porque as coisas estão acontecendo. A partir daí, é possível otimizar e criar novos cenários que atendam melhor os colaboradores e que tenham preços mais interessantes.
Este post foi escrito por Warner Vonk com colaboração de Bryan Gonçalves.