Gestão de Mobilidade para Indústrias – Passo 2

Como planejar um processo de roteirização para o transporte fretado.

Este post explica como é feita a Roteirização no transporte fretado para indústrias. Para ver todas as outras atividades, clique aqui

Sabemos onde moram os nossos 5 mil colaboradores e o horário em que precisam estar na fábrica graças ao primeiro passo. Então, precisamos definir o melhor caminho para que todos sejam atendidos pelo transporte e cheguem ao destino no horário desejado – o que é chamado de roteirização.

O objetivo da roteirização é definir rotas otimizadas que transportam os colaboradores até o local de trabalho.

Agora que você já reuniu os endereços no primeiro passo, o mais lógico a se fazer é jogá-los no Waze e fazer a rota de um a um, começando pela pessoa mais distante do destino, correto? 

Exemplo de mapa com endereços de passageiros até um destino em comum.
Mapa com endereço dos passageiros convergindo no ponto de destino.
Rotas criadas a partir do processo da primeira imagem.

Mas não é só isso: todos precisam chegar no destino às 07:00, e você ainda tem que verificar se não tem trânsito nesse horário do dia. Além disso, existem outros critérios específicos como: 

  • A Frota de veículos disponível
  • Quantidade máxima de assentos disponíveis 
  • A distância que um colaborador pode caminhar até pegar seu transporte.

Por um lado, fazer os futuros passageiros caminhar um pouco mais parece ótimo – economiza tempo de viagem, gastos com gasolina e quilometragem e forçando um pouco a barra é até bom para a saúde dele. Mas por outro lado, um passageiro que hoje já caminha 800 metros pode se incomodar de ter que andar mais de um quilômetro para embarcar, e então ele vai ligar para os responsáveis pelo transporte para reclamar.

Exemplo de lista com distâncias de caminhada até a parada.
Tabela com distâncias de caminhada até as respectivas paradas dos passageiros.
Este post foi escrito por Warner Vonk com colaboração de Bryan Gonçalves.
warner

Autor: warner

CEO of Buus | Promovendo a transformação digital do transporte de colaboradores no Brasil e no mundo.

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